Mamão: a fruta da boa digestão
O mamão, além de ser uma fruta barata, que se cultiva o ano todo, tem uma grande vantagem: uma rara capacidade digestiva, graças a uma enzima chamada papaína. Nosso organismo produz cerca de 700 tipos de enzimas. Sua função é transformar os alimentos ingeridos em nutrientes que serão absorvidos pelo organismo. A papaína do mamão age exatamente como a pepsina, enzima do estômago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos. Por isso, sempre que você tiver problemas de digestão, coma mamão. A papaína e a pepsina vão agir juntas para melhorar o funcionamento do estômago.
Além de auxiliar na digestão, o mamão tem propriedades levemente laxantes que atuam contra a fermentação intestinal, evitando a prisão de ventre e a formação de gases. Para um melhor resultado, experimente esta receita: corte pedaços de mamão verde, junte o suco de uma laranja e três ameixas pretas sem caroço. Bata no liquidificador e beba em jejum.
O mamão é uma excelente fonte de vitaminas A, C e de algumas do complexo B. Possui também sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio. Seu teor de mínimo de gordura e baixo valor calórico é ótimo para quem faz regime ou quer manter o peso.
A casaca grossa protege a polpa da fruta dos agrotóxicos e fungicidas, tornando seu consumo seguro. Se comprar a fruta verde, embrulhe-a em jornal para amadurecer, evite riscar para não tirar os nutrientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário